A importância do corredor ecológico: um estudo sobre Parque Estadual “Morro do Diabo” em Teodoro Sampaio-SP.

Autores

  • Alba Regina Azevedo Arana
  • Marcos Fabio Almirante

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n1p143

Palavras-chave:

Corredor ecológico, Morro do Diabo, Preservação ambiental

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal verificar a importância que o corredor ecológico tem na manutenção do meio ambiente, em especial entender o papel desempenhado pelo Parque Estadual “Morro do Diabo” em Teodoro Sampaio-SP. A hipótese adotada é que, a implantação dos corredores ecológicos vem trazendo para o Parque Estadual do “Morro do Diabo” a reestruturação e conservação da fauna e da flora, evitando-se assim a extinção de espécies animais e recuperando a mata ciliar, proporcionando a preservação do meio ambiente. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho recaiu na busca bibliográfica sobre o assunto em livros, artigos e revistas científicas, como também em entrevistas em órgãos responsáveis pela preservação do Parque Nacional do “Morro do Diabo” e junto aos assentados de Projetos agropecuários na região. Os dados obtidos permitiram concluir que os assentamentos têm contribuído muito para a preservação ambiental da região.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alba Regina Azevedo Arana

Geógrafa, Doutora em Geografia pela USP de São Paulo. Professora da Graduação e Pos Graduação da UNOESTE. Rodovia Raposo Tavares 572- Campus II, CEP 19067-175. Presidente Prudente-SP.

Marcos Fabio Almirante

Licenciado em Ciências da Matemática. Gestor Ambiental. Polícia Ambiental da Reserva Estadual do Morro do Diabo em Teodoro Sampaio-SP. Rua José Martins Spinola, 896 –Centro – Mirante do Paranapanema-SP.

Downloads

Publicado

2010-10-01

Como Citar

Arana, A. R. A., & Almirante, M. F. (2010). A importância do corredor ecológico: um estudo sobre Parque Estadual “Morro do Diabo” em Teodoro Sampaio-SP. GEOGRAFIA (Londrina), 16(1), 143–168. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n1p143

Edição

Seção

Artigos