DESENVOLVIMENTO E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: CONCEPÇÕES E INTER-RELAÇÕES

Autores

  • Lucas Labigalini Fuini Unesp-Rio Claro/SP IESI-Unip-Itapira/SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p151

Palavras-chave:

desenvolvimento local, sustentabilidade ambiental, Arranjos produtivos locais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo central efetuar uma avaliação crítica sobre a concepção de desenvolvimento local considerando dois eixos principais: a evolução da noção de desenvolvimento em direção à crescente “territorialização” do mesmo; e a abordagem de Arranjos Produtivos Locais (APLs), considerando as práticas e os discursos presentes em ensaios acadêmicos e nas políticas públicas. Consideram-se, nesta análise, que os APLs são formas de se promover o desenvolvimento territorial local, desde que ponderadas suas possibilidades e limitações diante das influências externas de outras escalas espaciais e político-administrativas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Unesp-Rio Claro/SP IESI-Unip-Itapira/SP

É Doutor e Mestre em Geografia Econômica - área de concentração em Organização do Espaço - pelo programa de Pós graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro . Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Geografia humana, com ênfase em Geografia econômica, Industrial, Urbana, Organização do espaço e Planejamento e Desenvolvimento territorial/regional. Atualmente leciona nas Faculdades IESI (Itapira/SP), na área de Economia, e também é professor na Rede Estadual e Particular de Ensino fundamental e médio. MinisÉ Doutor e Mestre em Geografia Econômica - área de concentração em Organização do Espaço - pelo programa de Pós graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro . Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Geografia humana, com ênfase em Geografia econômica, Industrial, Urbana, Organização do espaço e Planejamento e Desenvolvimento territorial/regional. Atualmente leciona nas Faculdades IESI (Itapira/SP), na área de Economia, e também é professor na Rede Estadual e Particular de Ensino fundamental e médio. Ministrou disciplinas de História Econômica, Organização do Espaço e Economia no curso de graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro nos anos de 2007 e 2009. É graduado (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005).trou disciplinas de História Econômica, Organização do Espaço e Economia no curso de graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro nos anos de 2007 e 2009. É graduado (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005).

Downloads

Publicado

2012-06-02

Como Citar

Fuini, L. L. (2012). DESENVOLVIMENTO E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: CONCEPÇÕES E INTER-RELAÇÕES. GEOGRAFIA (Londrina), 20(2), 151–164. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p151

Edição

Seção

Artigos