Uso da Linguagem Imagética: potencializando a (re)leitura do lugar

Autores

  • Vitor Marques Almeida Universidade Federal da Bahia
  • Aline Ferreira Santos Universidade Estadual Feira de Santana
  • Solange Lucas Ribeiro Universidade Estadual Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-2941-283X

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p539

Palavras-chave:

Afetividade, Mapas mentais, Ensino de geografia.

Resumo

Este artigo tem a intencionalidade de compreender como o uso de imagens do lugar (Bairro Gabriela) pode potencializar a construção do conhecimento geográfico no processo de interpretação da realidade socioespacial, com enfoque no conceito de lugar e o estudo sobre os espaços de vivência dos alunos no ensino de Geografia na escola básica. Para isso, delineamos os seguintes objetivos específicos: identificar as relações que os alunos têm com o lugar em que vivem; elaborar mapas mentais e fotografias; e entender como o uso de imagens contribui para o conhecimento e a afetividade em relação ao lugar. O referencial teórico foi baseado em autores como: Dubois (2001), Yi-Fu Tuan (1983), Libâneo (2001), Santos (2005), Sontag (2004) e outros que discutem a temática. A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa-ação com caráter aberto e flexível pelas possiblidades de mudança na escola. Os resultados indicaram que os alunos se sentiram mais instigados a conhecer o bairro, demonstraram consistência quanto ao conceito de lugar, afetividade e criticidade, identificando problemas e apresentando atitudes propositivas, voltadas às intervenções que pudessem requalificar o lugar.

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Biografia do Autor

Vitor Marques Almeida, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação na Universidade Federal da Bahia. 

Aline Ferreira Santos, Universidade Estadual Feira de Santana

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018).

Solange Lucas Ribeiro, Universidade Estadual Feira de Santana

Possui doutorado em Educação pela Universidad Del Mar/Chile (2011). Atualmente é professora titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA. 

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Almeida, V. M., Santos, A. F., & Ribeiro, S. L. (2020). Uso da Linguagem Imagética: potencializando a (re)leitura do lugar. GEOGRAFIA (Londrina), 30(1), 539–559. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p539

Edição

Seção

Artigos