Considerações sobre a (Re)Produção do Espaço Urbano Periférico de Curitiba: uma análise do discurso preliminar da Nova Lei de Zoneamento da metrópole

Autores

  • Marina Roberta Padilha de Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Ricardo Peixoto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p91

Palavras-chave:

Planejamento, Zoneamento urbano, Discurso, Ideologia, Performatividade.

Resumo

Por intermédio de uma superfície de toque entre Geografia Crítica e Linguística Aplicada, a proposta deste artigo é de refletir e tornar inteligíveis considerações preliminares a respeito de alguns dos elementos discursivos contidos na vinculação midiática da nova, e recém aprovada, Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo de Curitiba (2019), em substituição à lei do ano de 2000. Para tanto, foi atentado também à relação desse instrumento urbanístico com a produção do espaço urbano periférico, a fim de estabelecer uma análise crítica que visa à compreensão dos significados desse discurso e de suas materializações. Para isso, recorreu-se à análise do discurso crítica enquanto base para a reflexão crítica da produção do espaço urbano periférico, sob o viés de entendimento de como este se produz e como se planificam, por meio do Estado, os “desígnios” urbanísticos do uso da terra. Entende-se, assim, com ajuda de pesquisadores que discutem a (re)produção do espaço urbano, a questão urbana, o planejamento, o discurso de poder e a linguagem, embutidos no instrumento de ordenamento territorial, que este segue a mesma lógica de estruturação do espaço que postula o coletivo sem, no entanto, contemplá-lo de fato quando à materialidade do discurso, pois, trata-se de um discurso ideológico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marina Roberta Padilha de Freitas, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do programa de pós-graduação em Geografia pela UFPR.

Ricardo Peixoto, Universidade Federal do Paraná

Mestrando no Programa de pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná.

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado (notas para uma investigação). In: ŽIŽEK, S. Um Mapa da Ideologia. cap. 5. p. 105-142. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
AMARAL. R. D. O Estado: resgate teórico e reflexões contemporâneas. XVII ENANPUR. São Paulo. 2017. Disponível em: http://anpur.org.br/xviienanpur/principal/?page_id=1360. Acesso em 23 nov. 2019.
BARROS, T. M. S.; SAMPAIO, J. L. (Orgs.). Filosofia. Rio de Janeiro: MAUAD, 2013.
BRANDÃO, R. T. P. Resenha: A ordem do discurso. InterEspaço Revista de Geografia e Interdisciplinariedade, v. 1, n. 3, p. 392–398, 2015.
CARLOS, A. F. A. O Espaço Urbano: novos escritos sobre a cidade. Editora Contexto. São Paulo. 2007.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.
ORLANDI, E. P. A Linguagem e seu Funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987.
RÉMY, A. Morphologie Urbaine Geographie: aménagement et architecture de la ville. Paris: Armand Colin, 2005.
RODRIGUES. A. M. Desigualdades socioespaciais: a luta pelo direito à Cidade. Cidades, v. 4, n. 6, p. 73-88, 2007.
SOUZA, F. A.S., OLIVEIRA, C. C. D., SANTOS, P. A. A. A experiência recente do urbanismo E suas perspectivas. In: MARTINS, B. C. (Org). Planejamento Urbano e Regional. Editora Atena: Ponta Grossa, 2019.
VOLÓSHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Freitas, M. R. P. de, & Peixoto, R. (2020). Considerações sobre a (Re)Produção do Espaço Urbano Periférico de Curitiba: uma análise do discurso preliminar da Nova Lei de Zoneamento da metrópole. GEOGRAFIA (Londrina), 29(2), 91–104. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p91

Edição

Seção

Artigos