O Programa Nacional do Livro e do Material Didático e o Desenvolvimento do Pensamento Científico: a Geografia em destaque

Juliana de Araújo Cava Tanaka, Maria de Fátima Ramos de Andrade

Resumo


O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) possui diversos critérios de aprovação. As editoras produzem livros conforme esses critérios e os inscrevem para a seleção elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). As obras aprovadas são apresentadas no Guia do Livro Didático. Com esse guia em mãos, os professores e coordenadores das redes estaduais do país escolhem os livros que adotarão e aguardam a sua distribuição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa investigou se os critérios de avaliação do PNLD 2018 possibilitaram a construção da cultura e do espírito científico nos livros didáticos de Geografia de Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os critérios publicados no edital do PNLD 2018 e as atividades de uma das obras didáticas aprovada nesse programa. Para atingir tal meta, seguimos a abordagem qualitativa de pesquisa e tomamos como base teórica a concepção de ensino de Geografia defendida por Milton Santos (2006) e Helena Callai (1999, 2001, 2004). Os resultados da análise do conjunto de dados gerados na investigação evidenciaram que, embora a obra selecionada desenvolva o pensamento científico, notou-se que a questão do fomento cabe mais à postura investigativa do professor do que ao material didático.

Palavras-chave


Livro didático; PNLD; Desenvolvimento do pensamento científico; Ensino de Geografia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p261

Direitos autorais 2020 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com