Distribuição Espacial de Depósitos Irregulares de Lixo em Belém: estudo de alguns trechos das margens de bacias urbanas

Autores

  • Diego Andrews Hayden Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p105

Palavras-chave:

Irregular garbage dumps, Watercourse, Solid waste., Responsibility of the State.

Resumo

A gestão de resíduos é um tema global de grande relevância na atualidade devido a vários fatores. No Brasil, a questão da disposição do lixo e tratamento de resíduos sólidos ainda está pouco amadurecida e não se encontra equacionada à outras atividades do Estado. O crescimento exponencial da distribuição espacial dos lixões tem como palco privilegiado as metrópoles. Em Belém, a espacialidade dos lixões é diversa e encontram-se por todo o município em terrenos baldios, cantos de ruas e beira de canais. Tal fato é recorrente há anos tornando-se um grande desafio que só poderá ser resoluto através de um amplo rol de cooperação entre o poder público e a sociedade civil com base em políticas públicas e educação ambiental, entre outros. Assim, este trabalho objetiva fomentar o debate sobre a responsabilidade do Estado no que diz respeito à existência e espacialização de depósitos irregulares de lixo urbanos nas margens de canais, situados em zona periférica do município de Belém. Os procedimentos ajudaram a constatar que os depósitos irregulares de lixo se espalham homogeneamente por todos os lados em quantidades diferenciadas, sobretudo de entulho, madeira/podas de árvores e lixo doméstico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Andrews Hayden, Universidade Federal do Pará

Especialista em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Hayden, D. A. (2020). Distribuição Espacial de Depósitos Irregulares de Lixo em Belém: estudo de alguns trechos das margens de bacias urbanas. GEOGRAFIA (Londrina), 29(2), 105–121. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p105

Edição

Seção

Artigos