Avaliação e Proposta de Novas Obras de Engenharia Natural para Estabilização de Taludes Fluviais do Rio Taquari no Município de Estrela, RS

Autores

  • Tadeu De Paula Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Emerson Luís Musskopf Secretária de Meio Ambiente do Município de Estrela, RS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p163

Palavras-chave:

Engenharia natural, Bioengenharia, Erosão, Rio Taquari.

Resumo

O Parque da Lagoa, localizado no baixo curso do Rio Taquari, tem sido um sítio experimental para aplicação de modelos biotécnicos, que visam estabilizar e revegetar taludes fluviais susceptíveis aos processos erosivos. O presente trabalho busca avaliar atributos geotécnicos, ecológicos, econômicos e estéticos de técnicas de engenharia natural implantadas na área do parque no ano de 2010. A partir do diagnóstico destas intervenções biotécnicas, é proposto um projeto de revegetação e estabilização de taludes fluviais com uso das técnicas de bioengenharia, visando mitigar a erosão e ausência de vegetação ciliar que coloca em risco o rompimento da Lagoa Maria Dresch. No decorrer dos anos os modelos biotécnicos aplicados na área do parque adquiriram maturidade ao estabelecer uma vegetação, garantindo estabilidade e proteção às margens do rio. A proposta técnica sugere o uso do material dragado do canal de navegação do rio para remodelagem dos taludes fluviais e a aplicação das técnicas de enrocamento, esteira viva e banqueta vegetada, por serem soluções viáveis com baixo custo e menor impacto ambiental valorizando fatores ecológicos e paisagísticos. A engenharia natural se apresenta como uma alternativa ambientalmente sustentável e os resultados comprovaram sua eficiência como facilitadora para desenvolvimento da vegetação ciliar, e como ferramenta para correção e diminuição dos processos erosivos ao longo dos cursos d’água.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tadeu De Paula, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Graduado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e Especialista em Avaliação de Impactos e Recuperação Ambiental pela Universidade do Vale do Taquari -UNIVATES.

Emerson Luís Musskopf, Secretária de Meio Ambiente do Município de Estrela, RS

Graduado em Ciências - Licenciatura Plena Habilitação Biologia pelo Centro Universitário Univates e Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Estrela, RS.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

De Paula, T., & Musskopf, E. L. (2020). Avaliação e Proposta de Novas Obras de Engenharia Natural para Estabilização de Taludes Fluviais do Rio Taquari no Município de Estrela, RS. GEOGRAFIA (Londrina), 29(2), 163–183. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p163

Edição

Seção

Artigos