O Uso da “Game Câmera” como Ferramenta para Monitoramento da Visitação nas Furnas Gêmeas - Parque Nacional dos Campos Gerais – PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p211

Palavras-chave:

Parque Nacional dos Campos Gerais, Furnas Gêmeas, Visitantes, Monitoramento, Game Câmera.

Resumo

O Parque Nacional dos Campos Gerais (PNCG) está localizado nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí na região Centro-Leste do Paraná. Entre os locais que apresentam visitação no interior do parque, encontra-se o atrativo Furnas Gêmeas, local caracterizado pela feição de relevo cárstico. Até abril de 2018 o acesso a este atrativo era livre, não existindo controle ou manejo nas visitações, deste modo foi realizado o monitoramento de visitantes na entrada do atrativo. Utilizou-se como metodologia a coleta de imagens com câmera, que incluíram o reconhecimento da área, testes de fixação, tempo de coleta e intervalo de captura, além da pesquisa bibliográfica e documental. O artigo tem por objetivo apresentar o total de visitas, horários e dias da semana em que foi registrado maior fluxo. No total, a coleta foi realizada em seis meses (entre novembro de 2017 e abril de 2018). Com base nas análises, pode-se compreender que uma das atividades realizadas é a contemplação da paisagem no pôr do sol, visto que o atrativo não oferece nenhuma estrutura no local além de sua própria beleza natural. Os dados apresentados podem servir como auxílio para um futuro plano de uso público.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssica Camila Garcia Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (Gestão do Território) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017- 2019).

Jasmine Cardozo Moreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

É professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de Bacharelado em Turismo e Geografia (doutorado). É também professora assistente adjunta (visitante), na Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos. Possui doutorado em Geografia pela UFSC.

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Ribeiro, J. C. G., & Moreira, J. C. (2020). O Uso da “Game Câmera” como Ferramenta para Monitoramento da Visitação nas Furnas Gêmeas - Parque Nacional dos Campos Gerais – PR. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 211–230. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p211

Edição

Seção

Artigos