Caracterização da Vulnerabilidade Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Preto, Maranhão – Brasil

Autores

  • Luiz Carlos Araujo dos Santos Universidade Estadual do Maranhão http://orcid.org/0000-0001-5713-0269
  • Idevan Gusmão Soares Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p85

Palavras-chave:

Vulnerabilidade ambiental, Unidades ambientais, Rio Preto.

Resumo

A vulnerabilidade ambiental é definida como qualquer susceptibilidade do ambiente a um impacto potencial provocado por um uso antrópico. A bacia, localizado na região nordeste do estado do Maranhão, ocupa uma área de 5.235,63 quilômetros quadrados. O desenvolvimento do estudo da vulnerabilidade ambiental desta bacia é importante, pois serve de subsidio ao planejamento ambiental visando a sustentabilidade dos recursos hídricos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a vulnerabilidade ambiental da bacia hidrográfica do Rio Preto, considerando a integração dos solos, a declividade, a estrutura geológica e o uso e cobertura da terra com base na sua estabilidade em relação à morfogênese e à pedogênese almejando contribuir na mitigação de risco da erosão. Para tal, foram utilizadas técnicas de geoprocessamento, que permitiram estabelecer três tipos de unidades ambientais: meios estáveis, onde predomina a pedogênese; meios intergrades, no qual há equilíbrio entre a pedogênese e a morfogênese; e os fortemente instáveis, onde predomina a morfogênese, para assim determinar a intensidade e distribuição da vulnerabilidade na bacia. Verificou-se que 33,59% da área é vulnerável, 35,61% é medianamente vulnerável e 30,80% é representada por áreas estáveis. Identificou-se que o uso da terra para cultivo de soja e eucalipto ao sul da bacia elevou o grau de vulnerabilidade ambiental, pois intensifica a ação erosiva nos solos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Carlos Araujo dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor da Universidade Estadual do Maranhão.

Idevan Gusmão Soares, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço - UEMA.

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Santos, L. C. A. dos, & Soares, I. G. (2020). Caracterização da Vulnerabilidade Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Preto, Maranhão – Brasil. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 85–105. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p85

Edição

Seção

Artigos