Avaliação de Erosão por Imagens de Aeronave Remotamente Pilotada a Baixa Altura de Voo

Autores

  • Alexandre Aquino da Cunha Núcleo de Operações Técnicas da Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA-BA)
  • Mauro José Alixandrini Jr UFBA
  • Vivian de Oliveira Fernandes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p191

Palavras-chave:

Aerofotogrametria, RPA, Erosão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo a proposição de um estudo acerca da avaliação do potencial do Aeronave Remotamente Pilotada, também conhecida como RPA (Remotely Piloted Aircraft), como plataforma de obtenção de dados para monitoramento de erosão. É proposta uma metodologia para monitorar processos erosivos oriundos de ravinas e voçorocas, com geração de ortofoto e modelo digital de elevação, proporcionando condições de se executar medidas precisas de parâmetros de comprimento, área e volume para quantificação do processo erosivo. Na primeira área de estudo foram aplicados testes em uma região de morro para cálculo de volume positivo, no qual foram utilizados pontos de apoio e sinalização de marcações no solo. Com isso, o valor do volume obtido com o uso de RPA obteve valores finais próximos dos valores de referência com a utilização da estação total. Assim, pode-se dizer que a utilização de marcações no solo foi uma técnica que favoreceu melhores resultados nos testes propostos. No levantamento com o RPA na segunda região de estudo verificou-se a diminuição da densidade na nuvem de pontos devido à oclusão de algumas áreas interiores da ravina, ocasionando altas discrepâncias de volume nas comparações com os valores de referência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Aquino da Cunha, Núcleo de Operações Técnicas da Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA-BA)

Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC), linha de pesquisa em Informações Espaciais, UFBA.  Atualmente atua como Engenheiro Agrimensor no Núcleo de Operações Técnicas da Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA-BA).

Mauro José Alixandrini Jr, UFBA

Possui Doutorado em Fotogrametria e Sensoriamento Remoto na Universidade de Karlsruhe na Alemanha (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia.

Vivian de Oliveira Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Atualmente é Professora Associada do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Cunha, A. A. da, Alixandrini Jr, M. J., & Fernandes, V. de O. (2020). Avaliação de Erosão por Imagens de Aeronave Remotamente Pilotada a Baixa Altura de Voo. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 191–210. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p191

Edição

Seção

Artigos