Educação, corporeidade e espacialidade: uma perspectiva geográfica sobre os projetos sociais de dança em Fortaleza/CE

Autores

  • Jéssica Mesquita Barbosa Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-7529-7967
  • Marcos da Silva Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p247

Palavras-chave:

Periferia, Dança, Cidadania.

Resumo

No seio da dinâmica socioespacial periférica da cidade de Fortaleza, este artigo busca analisar os projetos sociais de dança na capital cearense realizando uma apreciação empírica e uma reflexão teórica dos mesmos. Visa-se também visibilizar tais instituições de Fortaleza no sentido de expor os papeis e práticas sociais realizadas. Mais precisamente, debatemos qual o papel destas organizações na vida de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fazendo um paralelo com o processo de urbanização da cidade. Desta feita, apoiando-se em uma base fenomenológica e geográfica para a construção dos caminhos metodológicos, utilizam-se entrevistas semiestruturadas, trabalhos de campo e a consulta e análise de notícias e textos jornalísticos como a principal tríade metodológica da pesquisa. Discute-se também como e porque ocorre o processo de marginalização social na cidade de Fortaleza e apresenta-se, por fim, como a arte da dança pode auxiliar crianças e jovens na busca pela construção de uma existência digna e significativa através do exercício da cidadania.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssica Mesquita Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Geografia – Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Geografia – Universidade Estadual do Ceará.

Marcos da Silva Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Geografia – Universidade Federal do Ceará. Professor Substituto da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Geografia Humana - Universidade de Sevilha (Espanha). Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Barbosa, J. M., Rocha, M. da S., & de Oliveira, C. D. M. (2020). Educação, corporeidade e espacialidade: uma perspectiva geográfica sobre os projetos sociais de dança em Fortaleza/CE. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 247–265. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p247

Edição

Seção

Artigos