Ambivalência nas avaliações em concursos públicos para professores de Geografia do Estado do Paraná

Autores

  • Rafael Gonçalves Xavier Universidade Estadual de Londrina
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p217

Palavras-chave:

Concurso, Avaliação, Geografia, Saber docente.

Resumo

Este artigo debate os tipos de avaliações aplicadas em concursos para professores do ensino básico da rede pública do Estado do Paraná, buscando responder a seguinte problemática: os critérios de avaliação publicados nos editais têm sido eficazes na seleção qualitativa, levando em conta os saberes necessários para o exercício da docência em Geografia no ensino básico? Utiliza-se como metodologia a pesquisa qualitativa, com análise documental dos editais de concurso público para a contratação de professores de Geografia para a educação básica, à luz de abordagens teóricas que sustentam o debate sobre a formação qualitativa e os atributos esperados desse profissional. Como resultados, constatou-se a fragilidade avaliativa dos últimos concursos públicos voltados a professores de Geografia do Paraná, uma vez que utilizam instrumentos cujos critérios não avaliam o saber docente de forma qualitativa e mais próxima do que se julga ideal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Xavier, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina

Possui Mestrado (2001) e Doutorado em Geografia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP. Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp, Campus de Limeira, SP. Atualmente é professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

Xavier, R. G., & Moura, J. D. P. (2019). Ambivalência nas avaliações em concursos públicos para professores de Geografia do Estado do Paraná. GEOGRAFIA (Londrina), 28(2), 217–232. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p217

Edição

Seção

Artigos