Capoeira e identidade cultural: um esforço de análise a partir das narrativas de mestres capoeiristas

Autores

  • Elvis Reis de Oliveira PPGG/UFES
  • Ana Lucy Oliveira Freire PPGG/UFES

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p203

Palavras-chave:

Capoeira, Cultura, Identidade cultural.

Resumo

Este trabalho é desdobramento de uma pesquisa de mestrado que se propôs a investigar como os grupos de capoeira localizados na cidade de Vitória – ES exercem a sua prática, evidenciando aspectos que promovam a consolidação das identidades culturais no território em que se encontram inseridos. A investigação apresenta como foco de estudo seis grupos de capoeira: Barraveto, Volta ao Mundo, Beribazu, Renascer, Herança Cultural e Sapeba Capoeira. Esse artigo é construído com base em entrevistas realizadas aos mestres de capoeira. Consideramos este indivíduo como o catalisador de opiniões dentro do grupo; aquele que, em limitado processo de feedback com seus discípulos, forma e informa a ideologia do grupo. O mestre exerce a função de referência e autoridade máxima, sendo respeitado e obedecido. As narrativas construídas, por meio das entrevistas, foram primordiais para entendermos e refletirmos sobre os componentes que integram a territorialidade dos grupos de capoeira, os quais colaboram para a ampliação da identidade cultural. Notamos que o principal componente desse processo são os valores transmitidos pela oralidade e pela experiência de vida dos mestres, que passam de geração a geração.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elvis Reis de Oliveira, PPGG/UFES

Licenciado em Geografia. Mestrando do PPGG/UFES.

Ana Lucy Oliveira Freire, PPGG/UFES

Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Permanente do PPGG/UFES.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

Oliveira, E. R. de, & Freire, A. L. O. (2019). Capoeira e identidade cultural: um esforço de análise a partir das narrativas de mestres capoeiristas. GEOGRAFIA (Londrina), 28(2), 203–216. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p203

Edição

Seção

Artigos