Determinação da umidade de solo pelos Métodos Estufa e Forno Micro-Ondas em diferentes texturas de um Latossolo Vermelho-Amarelo Sul-Amazônico

Salem Leandro Moura dos Santos, Eliomar Pereira da Silva Filho

Resumo


Este estudo objetiva avaliar a secagem de solo entre o padrão estufa com fornos micro-ondas de diferentes potências, com destaque para análises de diferentes texturas de solos e as interações dos óxidos de ferro com as micro-ondas. Para tanto, foi avaliada a correlação e o nível de significância dos valores de umidade de solo, em porções de 100 gramas de texturas arenosa, argilosa e muito argilosa em estufa por 24 horas à temperatura de 105° Celsius e em dois fornos micro-ondas de diferentes potências reais a 100% de sua eficiência por cinco minutos. Além disto, foi procedida a análise do Índice de Vermelho das amostras para avaliação da existência de óxidos de ferro. Verificou-se um índice de correlação positivo de desidratação das amostras de R² 0,97; entre estufa e micro-ondas, tanto para as amostras argilosas como para as arenosas, utilizando a potência real média de 494,31 . Conclui-se que o forno micro-ondas oferece uma elevada eficiência para a secagem de solo. Contudo devem ser observadas discretas deficiências de secagem de solos argilosos contendo óxidos de ferro, que reduzem o percentual de secagem das amostras muito argilosas em torno de 0,69%, dada a dissipação das micro-ondas quando atingem os óxidos presentes nestes solos.

Palavras-chave


Gravimetria; Calibração; Óxidos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p41

Direitos autorais 2019 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com