Determinação da umidade de solo pelos Métodos Estufa e Forno Micro-Ondas em diferentes texturas de um Latossolo Vermelho-Amarelo Sul-Amazônico

Autores

  • Salem Leandro Moura dos Santos Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Eliomar Pereira da Silva Filho Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p41

Palavras-chave:

Gravimetria, Calibração, Óxidos.

Resumo

Este estudo objetiva avaliar a secagem de solo entre o padrão estufa com fornos micro-ondas de diferentes potências, com destaque para análises de diferentes texturas de solos e as interações dos óxidos de ferro com as micro-ondas. Para tanto, foi avaliada a correlação e o nível de significância dos valores de umidade de solo, em porções de 100 gramas de texturas arenosa, argilosa e muito argilosa em estufa por 24 horas à temperatura de 105° Celsius e em dois fornos micro-ondas de diferentes potências reais a 100% de sua eficiência por cinco minutos. Além disto, foi procedida a análise do Índice de Vermelho das amostras para avaliação da existência de óxidos de ferro. Verificou-se um índice de correlação positivo de desidratação das amostras de R² 0,97; entre estufa e micro-ondas, tanto para as amostras argilosas como para as arenosas, utilizando a potência real média de 494,31 . Conclui-se que o forno micro-ondas oferece uma elevada eficiência para a secagem de solo. Contudo devem ser observadas discretas deficiências de secagem de solos argilosos contendo óxidos de ferro, que reduzem o percentual de secagem das amostras muito argilosas em torno de 0,69%, dada a dissipação das micro-ondas quando atingem os óxidos presentes nestes solos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Salem Leandro Moura dos Santos, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Geógrafo na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia - SEDAM. Professor de Geografia do ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho - SEMED. 

Eliomar Pereira da Silva Filho, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de São Paulo. Professor do Departamento de Geografia – DGEO - Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

dos Santos, S. L. M., & da Silva Filho, E. P. (2019). Determinação da umidade de solo pelos Métodos Estufa e Forno Micro-Ondas em diferentes texturas de um Latossolo Vermelho-Amarelo Sul-Amazônico. GEOGRAFIA (Londrina), 28(2), 41–60. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p41

Edição

Seção

Artigos