Atividade portuária, globalização e crescimento de Rio Grande e São José do Norte - RS - Brasil (1990 - 2010)

Autores

  • Claure Morrone Parfitt Universidade Federal de Pelotas
  • Betty Braga Gallo Universidade Federal de Pelotas
  • Jose Maria Filippini Alba EMBRAPA Clima Temperado

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p81

Palavras-chave:

Porto, Globalização, Crescimento, Rio Grande, São José do Norte.

Resumo

No século XXl a globalização tem impactado as relações porto-cidade no que se refere à sua dinâmica de crescimento, fato observado sobretudo em muitos centros urbanos ao redor do mundo. Observam-se novas formas de articulação da economia brasileira com o capitalismo internacional e também distintas caracterizações das cidades médias do país. Este trabalho tem por objetivo investigar o crescimento econômico, quanto ao PIB (Produto Interno Bruto), populacional e espacial a partir da expansão urbana de Rio Grande e São José do Norte no período de 1990-2010. Foram utilizadas imagens LANDSAT 5 do Sensor Thematic Mapper (TM). Os dados foram processados nos softwares Spring e ArcGIS. Como procedimentos também foi realizada pesquisa bibliográfica, no IBGE, FEE/RS (Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul), entrevistas e visita aos locais de expansão. Os resultados demonstram, neste período, a associação entre o fenômeno da urbanização e a atividade portuária, com o crescimento de ambas as cidades. Conclui-se que proporcionalmente São José do Norte expandiu-se mais do que Rio Grande e ressalta-se o papel do Estado nesse processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claure Morrone Parfitt, Universidade Federal de Pelotas

Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta  do Centro de Integração do Mercosul da Universidade Federal de Pelotas. 

Betty Braga Gallo, Universidade Federal de Pelotas

Tecnóloga em Geoprocessamento da Universidade Federal de Pelotas.

Jose Maria Filippini Alba, EMBRAPA Clima Temperado

Doutor em Geociencias pela Universidade De São Paulo; Pesquisador do Centro de Pesquisas de Clima Temperado - EMBRAPA - CPACT - Pelotas, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

Parfitt, C. M., Gallo, B. B., & Alba, J. M. F. (2019). Atividade portuária, globalização e crescimento de Rio Grande e São José do Norte - RS - Brasil (1990 - 2010). GEOGRAFIA (Londrina), 28(2), 81–100. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p81

Edição

Seção

Artigos