Oficina Pedagógica: Quadrilha junina no ensino de geografia

Liliane Matos Góes, Ailto Rodrigues Damaceno Filho, Lurdes Bertol Rocha

Resumo


Sabe-se, de há muito, que se aprende com mais facilidade através de atividades lúdicas, pois o que nos chega com alegria permanece vivo na mente por muito mais tempo. No caso de estudantes do ensino fundamental e médio, essa máxima parece ser verdadeira. Em nosso estágio em Geografia, sob a coordenação da professora Lurdes Bertol Rocha, preparamos uma atividade para que os alunos entendessem de forma mais clara e fácil a lateralidade, a orientação no espaço baseado nas projeções euclidianas, ou seja, nas coordenadas geográficas, e o movimento da terra. Esse conteúdo, após trabalho em sala de aula, será aplicado, de forma prática, nos movimentos de dança de uma quadrilha junina, herança que nos veio da cultura portuguesa.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p193

Direitos autorais 2009 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com