Reestruturação produtiva e transformações no emprego industrial frente ao avanço da silvicultura do eucalipto no Sudoeste Maranhense

Allison Bezerra Oliveira, Daniely Lima Silva, Maria da Conceição Mesquita Leal

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar o processo recente de reestruturação produtiva pelo qual o sudoeste maranhense vem passando a partir da implantação da unidade fabril da Suzano Papel e Celulose no município de Imperatriz, bem como o consequente avanço da silvicultura do eucalipto como elemento motriz da cadeia produtiva dessa indústria. No centro de tais transformações, busca-se compreender as mudanças recentes no emprego industrial local, analisando os processos de requalificação profissional ordenados pela empresa e agentes locais para atender à estrutura econômica em curso e seu processo de especialização. A construção da base analítica de dados aqui apresentados considerou a produção cartográfica de áreas de avanço da silvicultura do eucalipto no Maranhão, os registros de instituições de formação em nível médio/técnico e superior da cidade-sede da indústria e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2017), do Instituto Brasileiro de Árvores (2017), da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS (2018) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (2018). Os resultados obtidos sugerem que há em curso um processo de requalificação na formação do empregado local para atender às demandas da unidade fabril da Suzano no que compete ao fornecimento de força de trabalho.

Palavras-chave


Reestruturação produtiva; Emprego industrial; Silvicultura; Sudoeste maranhense.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p145

Direitos autorais 2019 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com