Educação ambiental crítica como instrumento na Política Nacional de Resíduos Sólidos: prática pedagógica na instituição filantrópica Casa do Caminho/PR

Clarissa Gaspar Massi

Resumo


O gerenciamento de resíduos sólidos é um tema discutido pela maioria dos países, especialmente na procura de soluções para sua destinação final. Em busca da melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos, no Brasil foi criada a Lei Federal n. 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, trazendo definições, objetivos, instrumentos e princípios acerca da temática. Na referida lei, encontra-se previsto como importante instrumento a educação ambiental. No Brasil, diversos trabalhos são realizados utilizando a temática de resíduos sólidos, em sua maioria utilizando a concepção da educação ambiental comportamental, trabalhando principalmente a coleta seletiva, a compostagem e a reciclagem. Diante disso, o presente trabalho objetivou desenvolver uma sequência de práticas pedagógicas para promover e consolidar ações de educação ambiental junto às crianças que fazem parte do projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na instituição filantrópica Casa do Caminho, localizada em Londrina-PR, em 2016, tomando como foco de ação a problemática dos resíduos sólidos. A metodologia utilizada foi a investigação/ação, em uma abordagem crítica da educação ambiental com base na prática educativa de Paulo Freire (método dialógico e participativo). Verifica-se, ao final do trabalho, o desenvolvimento de uma visão integrada do meio ambiente e a participação da comunidade, proporcionando melhorias na instituição e a procura de soluções práticas para os problemas referentes aos resíduos sólidos no cotidiano das crianças e mudanças na prática pedagógica e educativa dos educadores sociais. Conclui-se que a educação ambiental, empregando a abordagem crítica, pode contribuir na formação de agentes críticos, capazes de agirem e decidirem, de maneira individual e coletiva, perante os desafios socioambientais que convivem diariamente nos centros urbanos.

Palavras-chave


Resíduos sólidos; Política Nacional de Resíduos Sólidos; Política Nacional de Educação Ambiental; Educação ambiental crítica; Práticas pedagógicas.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com