Análise dos impactos dos vazios urbanos na produção do espaço da cidade de Terra Boa (PR), Brasil

Autores

  • Paulo Sérgio Gusmão Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão
  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p81

Palavras-chave:

Espaço urbano, Especulação imobiliária, Vazios urbanos.

Resumo

A pesquisa traz à tona uma temática pouco discutida na área de Geografia, ou seja, trata-se dos vazios urbanos que são espaços ociosos que atingem as cidades pequenas, médias e grandes. A produção desses espaços geram problemas e estão voltados para o atendimento de interesses particulares, especialmente aos dos agentes fundiários, ou para garantir a manutenção da especulação imobiliária por parte dos promotores imobiliários. Diante disso, os vazios urbanos impedem o cumprimento da função social da propriedade, quando não propicia a garantia da qualidade de vida da população. Fato esse que contribui, sobremaneira, para a segregação urbana ao impedir o acesso da maioria da população a esses terrenos devido ao alto custo que é resultado da especulação imobiliária, além de causar problemas ambientais e de proliferação de doenças. Assim sendo, a pesquisa objetiva analisar as condições de produção e de reprodução do fenômeno dos vazios urbanos inseridos na área central da cidade de Terra Boa-PR. Como aporte metodológico utilizou-se: pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e referencial técnico. Os resultados indicam que os vazios urbanos, especificamente os especulativos, são uma realidade presente na área central de Terra Boa (PR), sendo que 6,38% dos imóveis são lotes não edificados, conservados com vista à valorização futura, por meio da especulação imobiliária.  Desse modo, constata-se que esse fenômeno ocorre nessa cidade por conter os elementos necessários ao atendimento dos interesses dos agentes produtores do espaço urbano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Gusmão, Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão

Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão - Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento.

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão e professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Gusmão, P. S., & Bovo, M. C. (2019). Análise dos impactos dos vazios urbanos na produção do espaço da cidade de Terra Boa (PR), Brasil. GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 81–96. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p81

Edição

Seção

Artigos