Vetores das leishmanioses no Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD), Município de Teodoro Sampaio - SP, Brasil

Autores

  • Baltazar Casagrande Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Presidente Prudente
  • Raul Borges Guimarães UNESP - Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p225

Palavras-chave:

Leishmanioses, Geografia da Saúde, Flebotomíneos, Biogeografia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a similaridade, a dominância e a diversidade das comunidades de flebotomíneos do interior e da borda do Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD). Este trabalho foi realizado por meio de coletas noturnas de flebotomíneos, utilizando armadilhas tipo Shannon e CDC. Os dados foram analisados pelo software PAST e DivEs. Foram encontrados no interior do PEMD quatro espécies diferentes de flebotomíneos, sendo 190 exemplares de Nyssomyia neivai, 128 de Pintomyia pessoai, quatro Evandromyia carmelinoi e dois Nissomyia whitmani. Já na borda foram encontradas cinco espécies diferentes, sendo 1620 exemplares de Nyssomyia neiva, 12 de Nissomyia whitmani, quatro de Evandromyia lenti, um de Psathyromyia aragaoi e um exemplar de Brumptomyia brumpti. Diante destes dados, constatou-se que o índice de similaridade entre as comunidades de flebotomíneos do interior e da borda do parque foi de 0,44,o índice de dominância de 0,50 e a diversidade com diferença significativa de 0,015. Os parâmetros obtidos e calculados foram importantes entender a similaridade e dominância entre as comunidades de flebotomíneos do parque, sendo a similaridade entre as diferentes comunidades baixa e não apresentada uma dominância de espécie. Foi encontrada uma diferença significativa na diversidade de espécies entre as amostras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Baltazar Casagrande, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Presidente Prudente

Possui doutorado em Geografia (2018) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente. Atualmente faz parte do Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde. É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Estado do Mato Grosso – SEDUC/MT.

Raul Borges Guimarães, UNESP - Presidente Prudente

Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Geografia da USP em 2000 e livre docência pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 2008.  Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Casagrande, B., & Guimarães, R. B. (2019). Vetores das leishmanioses no Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD), Município de Teodoro Sampaio - SP, Brasil. GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 225–238. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p225

Edição

Seção

Artigos