Elementos teóricos e sociais da paisagem em áreas urbanas: um estudo semiótico no caso de Itapuranga - GO

Autores

  • José Elias Pinheiro Neto Universidade Estadual de Goiás
  • Carlos Eduardo de Oliveira Marins Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p61

Palavras-chave:

Paisagem, Linguagem, Cidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar as particularidades de uma comunidade por meio de uma hipótese científica utilizando a leitura das paisagens baseada na semiótica, uma vez que esta carrega uma série de elementos simbólicos que demonstram características intrínsecas que são produtos das relações que se desenrolam no meio social. Tais questões são debatidas mediante uma revisão bibliográfica que envolve a temática e observações empíricas na pesquisa de campo, além da coleta e análises de imagens fotográficas. Os resultados mostram que, a partir da leitura dos códigos e símbolos expressos no cenário social, trouxemos à tona algumas presunções que foram construídas ao longo das discussões teóricas, desvelando diversas relações sociais, políticas, econômicas e culturais contidas no espaço urbano de Itapuranga. Portanto, este trabalho evidencia a relevância da leitura das paisagens urbanas utilizando um viés alternativo no sentido de contextualizar e problematizar as diversas relações sociais entre os diferentes grupos dentro do espaço urbano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Elias Pinheiro Neto, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), Professor no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI).

Carlos Eduardo de Oliveira Marins, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Itapuranga. Especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Itapuranga.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Pinheiro Neto, J. E., & Marins, C. E. de O. (2019). Elementos teóricos e sociais da paisagem em áreas urbanas: um estudo semiótico no caso de Itapuranga - GO. GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 61–80. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p61

Edição

Seção

Artigos