Meio ambiente e vulnerabilidade a percepção ambiental de risco e o comportamento humano<B>

Autores

  • Ariane Kuhnen

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p37

Palavras-chave:

psicologia ambiental, desastre, emergência, risco

Resumo

O artigo discute fatores que influenciam a preparação e as respostas no ciclo geral das emergências e desastres (contextos ambiental, social, político, econômico, cultural e institucional) integrando conhecimentos psicológicos, sociais e físicos acerca da sustentabilidade, vulnerabilidade e riscos. Apresenta para isso um conjunto de características do meio ambiente, das pessoas e grupos em termos da capacidade de antecipar, lidar com, resistir e recuperar-se dos impactos sofridos pelos perigos naturais ou não, considerando contexto de gênero, tempo, espaço e escala. Serão contempladas noções de percepção ambiental e de risco, relação entre percepção de risco e capacidade de reação (complementaridade entre características ambientais, pessoais e sociais), fatores que influenciam comportamentos favoráveis às advertências tais como evidências do meio ambiente que influenciam percepção e resposta; lugar social; vínculo social; posição na estrutura social; atributos psicológicos; idéias preconcebidas sobre riscos e, percepção como ferramenta metodológica (análise de discurso, diagnóstico descritivo, estratégia de gestão e informação, educação ambiental, etc).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariane Kuhnen

Psicóloga, mestre em sociologia política, doutora interdisciplinar em ciências humanas, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Campus universitário. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina. 

 

 

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

Kuhnen, A. (2009). Meio ambiente e vulnerabilidade a percepção ambiental de risco e o comportamento humano<B>. GEOGRAFIA (Londrina), 18(2), 37–52. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p37

Edição

Seção

Artigos