Ocupar, resistir e produzir: o pré-assentamento Irmã Dorothy, em Barbosa Ferraz - PR

Autores

  • Aline Albuquerque Jorge Universidade Estadual de Maringá
  • Elpídio Serra Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p117

Palavras-chave:

Movimento social, Reforma agrária, Território.

Resumo

Ocupar, produzir, resistir. Foi com tais propósitos que aproximadamente 50 famílias camponesas ligadas ao MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – tomaram posse, em 2005, da Fazenda São Paulo, no município de Barbosa Ferraz, região centro-ocidental do Paraná e lá se mantêm, como que desafiando sucessivas ordens de despejo emitidas pelo Poder Judiciário. A área ocupada, de 573,20 hectares, foi dividida em lotes individuais pelos próprios camponeses, que deram ao acampamento o status de pré-assentamento rural, e o batizaram com o nome da religiosa Irmã Dorothy. Estudar o processo de luta pela terra dos camponeses de Barbosa Ferraz é o objetivo deste trabalho, no qual se procurou valorizar as estratégias e anseios da luta camponesa, a receptividade da comunidade local e regional e os caminhos percorridos nas esferas do Poder Judiciário, tanto por parte do antigo proprietário pela reintegração de posse, como pelos apoiadores dos trabalhadores acampados, pela efetivação de um projeto de reforma agrária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Albuquerque Jorge, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá.

Elpídio Serra, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutor em Organização do Espaço Urbano e Rural pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Jorge, A. A., & Serra, E. (2019). Ocupar, resistir e produzir: o pré-assentamento Irmã Dorothy, em Barbosa Ferraz - PR. GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 117–132. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p117

Edição

Seção

Artigos