Nascentes Urbanas de Goioerê: diagnóstico ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p185

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Legislação, Preservação.

Resumo

As nascentes urbanas tiveram seu ambiente ocupado ou degradado, devido ao advento do processo de urbanização no Brasil, sem considerar a sua importância para o abastecimento de água na superfície e no funcionamento do ciclo hidrológico. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar a situação ambiental das nascentes urbanas de Goioerê, PR, verificando se o contexto ambiental condiz com a legislação em vigor. O estudo foi realizado por meio de levantamento de dados em órgãos públicos, pesquisas em livros, artigos e leis, e também visita in loco para observação e avaliação da condição de conservação das nascentes. Foram mapeadas e avaliadas nove nascentes, sendo que uma foi considerada em bom Grau de Preservação (GP), mas com ausência de vegetação necessária para estar em total conformidade com a legislação; as demais apresentavam diversos problemas que as impediam de ser classificada em melhores índices, três ficaram classificadas em GP regular, duas ruim e três péssimo. Portanto, conclui-se que essas nascentes urbanas estão sofrendo impactos ambientais de ordem antrópica e estão em desacordo com a legislação, necessitando de ações de preservação, que sejam efetivadas de forma contínua por meio da interação das entidades públicas e a população local.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vania Negri-Sakata, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Geografia, Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais, Universidade Estadual de Maringá.

Irene Yukiko Kimura, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada e Bacharel em Química, Doutora em Química Analítica, Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Ensino de Ciências Ambientais e Professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Negri-Sakata, V., & Kimura, I. Y. (2018). Nascentes Urbanas de Goioerê: diagnóstico ambiental. GEOGRAFIA (Londrina), 27(2), 185–205. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p185

Edição

Seção

Artigos