A territorialidade e o território na obra de Robert David Sack

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p7

Palavras-chave:

Robert David Sack, Território, Territorialidade

Resumo

Um dos autores mais citados em trabalhos científicos que abordam a temática territorial, Robert David Sack é constantemente mencionado, de maneira superficial, com base nos conceitos iniciais de território e territorialidade humana apresentados em Human Territoriality: Its theory and history. A obra, que ainda não foi traduzida oficialmente para o português, é o foco do presente artigo, que busca produzir uma síntese da teoria de Sack e uma relação entre seus conteúdos e a visão de outros autores, explorando aspectos potencialmente mais profundos e demonstrando a sua importante contribuição para a compreensão da territorialidade como estratégia espacial de controle e influência, capaz de produzir efeitos e combinações de efeitos que impactam diretamente as relações entre as pessoas e os fenômenos que se manifestam em um território.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amilton Quintela Soares Junior, Fundação Presidente Antônio Carlos/UNIPAC – GV

Mestre em Gestão Integrada do Território (GIT), pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Professor da Faculdade ImesMercosur, em Governador Valadares - MG, no curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e no curso de Graduação em Gestão Comercial. Professor da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares - MG, no curso de Administração.

Mauro Augusto Santos, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) lecionando no Mestrado em Gestão Integrada do Território e em cursos de graduação.

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

Soares Junior, A. Q., & Santos, M. A. (2018). A territorialidade e o território na obra de Robert David Sack. GEOGRAFIA (Londrina), 27(1), 7–25. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p7

Edição

Seção

Artigos