Sensibilidade ambiental do meio físico para disposição de resíduos sólidos urbanos na Região Metropolitana de Londrina – PR

Autores

  • Angela Cristina Alves de Melo Centro Universitário Filadélfia-UNIFIL-Londrina
  • Marília Moreira Eiras Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Londrina- UTFPR.
  • Maurício Moreira dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p207

Palavras-chave:

Resíduos sólidos urbanos, Recursos hídricos superficiais e subterrâneos, Mapa de risco de contaminação de aquíferos.

Resumo

A gestão de resíduos sólidos urbanos tem sido um dos maiores desafios a serem equacionados pela sociedade nos dias atuais, intensificados pela crescente geração de resíduos per capita. Desse modo, é premente a necessidade de se criar novas áreas para dispor os resíduos sólidos urbanos. Estas áreas devem ser criteriosamente escolhidas e seguirem os projetos de engenharia adequados. Sendo assim, o presente trabalho apresenta uma proposta de análise das áreas de disposição final de resíduos sólidos urbanos da Região Metropolitana de Londrina, levando em conta seu distanciamento de corpos hídricos superficiais e poços de abastecimento, dado seu potencial de contaminação. Também foi realizado o mapa de risco de contaminação do Sistema Aquífero Serra Geral por aterros na região de estudo, utilizando-se de novo método de avaliação denominado Risco de Contaminação de Aquíferos por Aterros (RIQA). O presente estudo mostrou que aproximadamente 31% dos aterros dos municípios desta região metropolitana estão alocados a menos de 200 metros de mananciais superficiais. Com relação aos poços de abastecimento, esses se encontram em condição irregular em 19% dos municípios, ou seja, perfurados a menos de 200 metros de distância dos locais de disposição final de resíduos sólidos urbanos e ainda, dois destes municípios apresentaram risco alto de contaminação do aquífero.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Cristina Alves de Melo, Centro Universitário Filadélfia-UNIFIL-Londrina

Geógrafa pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre e Doutora pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Centro Universitário Filadélfia-UNIFIL.

Marília Moreira Eiras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Londrina- UTFPR.

Engenheira Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. Mestranda da UTFPR.

Maurício Moreira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina.

Geógrafo pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre e Doutor pela Universidade Julia de Mesquita Filho - Unesp -Rio Claro. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Melo, A. C. A. de, Eiras, M. M., & Santos, M. M. dos. (2018). Sensibilidade ambiental do meio físico para disposição de resíduos sólidos urbanos na Região Metropolitana de Londrina – PR. GEOGRAFIA (Londrina), 27(2), 207–224. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p207

Edição

Seção

Artigos