A questão agrária na Microrregião de União da Vitória/PR: o latifúndio e seus desdobramentos geográficos

Autores

  • Silas Rafael da Fonseca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p173

Palavras-chave:

Questão agrária, Latifúndio, Monocultivo de árvores.

Resumo

O artigo parte do entendimento de que compreender a questão agrária na microrregião de União da Vitória perpassa pela atualidade do conceito de latifúndio. Para tanto, refutamos a carga ideológica do discurso de desenvolvimento econômico gerador de divisas da monocultura, isso porque a agricultura capitalista tem gerado concentração de terra e renda na região, provocando pobreza e a desagregação de modos de vida. Assim, o texto busca apontar alguns elementos de como se expressa territorialmente a monocultura de árvores, revelada no latifúndio produtivo, na microrregião de União da Vitória, e quais suas implicações para as populações do campo e da cidade. Como suporte teórico a análise e entendimento da questão agrária perpassa pela compreensão do desenvolvimento do capitalismo no campo, que se manifesta territorialmente de modo contraditório e combinado. Com base nessa perspectiva teórica e somada a análise de dados preliminares (apresentados no decorrer do artigo), observamos, que a agricultura capitalista, expressa no latifúndio improdutivo e no latifúndio produtivo (agronegócio), não é sinônimo de desenvolvimento local e regional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silas Rafael da Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em geografia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e professor temporário do curso de geografia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR Campus União da Vitória.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Fonseca, S. R. da. (2017). A questão agrária na Microrregião de União da Vitória/PR: o latifúndio e seus desdobramentos geográficos. GEOGRAFIA (Londrina), 26(1), 173–187. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p173

Edição

Seção

Artigos