Refugiados em quadrinhos: proposta de ensino de geografia nos cursos integrados do Ifsp – Campus Avaré/SP

Autores

  • Juliano Ricciardi Floriano Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Diânice Oriane da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p131

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Refugiados, Ensino de Geografia.

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de ações de ensino, na modalidade de monitoria, realizada no Campus do IFSP, na cidade de Avaré, estado de São Paulo. O intuito desse projeto foi desenvolver com os alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio, uma proposta de emprego da arte sequencial das histórias em quadrinhos na disciplina de Geografia. A arte sequencial é utilizada desde o entretenimento infanto-juvenil na forma das HQs como também é uma técnica adotada no cinema, na forma de storyboards, usada no planejamento de cenas que serão rodadas em cenários distintos. Acredita-se que essa linguagem pode ser utilizada também, com finalidades didáticopedagógicas, por isso, foram adaptados relatos de refugiados, que no momento de sua aplicação recheavam os noticiários internacionais, mostrando o drama dessas pessoas que se deslocavam em busca de uma vida melhor. Após a introdução e sensibilização ao tema, realizado pelo docente e o auxílio do bolsista/monitor, os alunos pesquisaram outros relatos de refugiados e transformaram em histórias em quadrinhos, que podem ser consultados na rede mundial de computadores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliano Ricciardi Floriano Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Geografia na Universidade Estadual de Londrina - UEL, Professor EBTT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP/Câmpus Itapetininga/SP.

Diânice Oriane da Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Geografia, Universidade Estadual Paulista - FCT-Unesp/P.Prudente/SP, Professora, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE-SP.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Silva, J. R. F., & Silva, D. O. da. (2017). Refugiados em quadrinhos: proposta de ensino de geografia nos cursos integrados do Ifsp – Campus Avaré/SP. GEOGRAFIA (Londrina), 26(1), 131–142. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p131

Edição

Seção

Artigos