Formação inicial de professores de geografia: entre expectativa e realidade a ação do PIBID

Autores

  • Michael Wellington Sene Universidade Estadual Centro-Oeste do Paraná
  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes Universidade Estadual Centro-Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p118

Palavras-chave:

Formação inicial, Profissionalidade docente, Projetos colaborativos.

Resumo

A profissão docente é complexa, pois integra produção do conhecimento e relações humanas. Estas relações implicam ao docente construir um conjunto de estratégias que não se restrinjam apenas a contribuir com o desenvolvimento cognitivo do estudante, mas também, envolver-se em uma trama de dimensões culturais, sociais e psicológicas próprias do interagir com o outro. Discutir as dificuldades e potencialidades da formação de professores se faz necessário, tendo em vista que estes profissionais são responsáveis por boa parte da melhoria na qualidade da educação. É neste contexto, que este trabalho visa discutir o processo de formação docente a partir de projetos colaborativos entre universidade e escola, analisar as contribuições e limites da formação inicial aliada ao PIBID e os Novos Talentos, ambos financiados pela CAPES. Nele, analisa-se como o PIBID e os Novos Talentos estão sendo inseridos no curso de formação inicial de professores de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, campus CEDETEG, localizado na cidade de Guarapuava-PR. Para isso, utilizar-se-á a metodologia da pesquisa participante. Apresentam-se aqui alguns resultados alcançados a partir da pesquisa realizada com alunos (pibidianos e não pibidianos) da quarta série do curso de licenciatura em Geografia, e de observações realizadas no PIBID e na implementação dos Novos Talentos, com as quais foi possível analisar as contribuições destes programas para a formação profissional docente. A pesquisa realizada evidenciou que ambos os programas têm sido fundamentais para a formação inicial e continuada de professores, sobretudo pela troca de experiências entre universidade e escola.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michael Wellington Sene, Universidade Estadual Centro-Oeste do Paraná

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Brasil.

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Universidade Estadual Centro-Oeste do Paraná

Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná –  UNICENTRO, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Sene, M. W., & Gomes, M. de F. V. B. (2017). Formação inicial de professores de geografia: entre expectativa e realidade a ação do PIBID. GEOGRAFIA (Londrina), 26(1), 118–130. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p118

Edição

Seção

Artigos