Avaliação de impactos socioambientais na Gruta da Lapinha, Lagoa Santa/MG e seu entorno pela atividade turística

Autores

  • Fernanda Vieira Xavier Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rafael Deslandes Ribas Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Adalto Moreira Braz Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p19

Palavras-chave:

Impactos socioambientais, Matriz de correlação, Gruta da Lapinha.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar qualitativamente as interferências decorrentes da atividade turística que ocorrem na gruta da Lapinha em Minas Gerais, caracterizando seus aspectos socioambientais e identificando seus impactos ocorridos em função da visitação turística. Foi realizado um levantamento bibliográfico e pesquisas em campo para identificar um panorama da atual situação da gruta, além da realização da matriz de correlação através do método Check List a fim de avaliar os principais impactos. Os resultados mostraram diferentes percepções da comunidade sobre a preservação do patrimônio além de apontar os principais problemas decorrentes da degradação ambiental da área. Como considerações finais, foram realizadas recomendações para melhoria da preservação e da relação da comunidade com a Unidade de Conservação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Vieira Xavier, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Deptº de Geografia Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Cáceres, MT. Geógrafa, Doutora em Geociências e Meio Ambiente – UNESP/Rio Claro, SP.

Rafael Deslandes Ribas, Centro Universitário de Belo Horizonte

Graduando em Avaliação de Impactos Ambientas e Recuperação de Áreas Degradadas pelo Centro Educacional – UNIBH; Coordenador de seleção de áreas para recuperação ambiental – Instituto Espinhaço, MG.

Adalto Moreira Braz, Universidade Federal de Goiás

Geógrafo. Doutorando em Geografia UFG-REJ/Jataí, GO. UFG.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Xavier, F. V., Ribas, R. D., & Braz, A. M. (2017). Avaliação de impactos socioambientais na Gruta da Lapinha, Lagoa Santa/MG e seu entorno pela atividade turística. GEOGRAFIA (Londrina), 26(1), 19–33. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p19

Edição

Seção

Artigos