Análise integrada da paisagem em trabalho de campo no Parque Nacional de Sete Cidades (PI)

Autores

  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p103

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Abordagem integrada, Paisagem, Unidade de Conservação.

Resumo

O estudo se propôs a caracterizar de forma integrada os aspectos físico-naturais da paisagem do Parque Nacional de Sete Cidades associado ao trabalho de campo, a partir dos elementos litológicos, geomorfológicos, climáticos, hidrográficos, pedológicos e da fisionomia da cobertura vegetal. A presente atividade constou das seguintes etapas: 1) planejamento; 2) atividades de laboratório; e 3) trabalho de campo (17 de junho de 2017). Logo, foi possível apreender que a estrutura geológica da área é predominantemente arenítica, cujas feições geomorfológicas provêm do intemperismo físico – gerando particularmente chapadas planas, mesas e escarpas abruptas –, com cotas altimétricas que variam de 128 a 279 metros e relevo de plano a suave ondulado, que ocorre em 74,4% da área. A drenagem é bastante irregular devido às condições climáticas, sendo o riacho Riachão seu principal curso fluvial. A área está sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com precipitação média de 1.337 milímetros anuais e período chuvoso concentrado entre janeiro e maio. Os solos são predominantemente jovens e pouco desenvolvidos, a saber: Plintossolos e Neossolos. Esses são recobertos na maior parte por cerrado aberto latifoliado perenifólio e campo graminóide cespitoso médio em 47,42% e 35,84%, respectivamente. Essas informações integram o quadro biofísico e o trabalho de campo permitiu visualiza-los à luz da abordagem sistêmica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Geografia Física da Universidade Federal do Piauí. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri. 

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

dos Santos, F. de A. (2018). Análise integrada da paisagem em trabalho de campo no Parque Nacional de Sete Cidades (PI). GEOGRAFIA (Londrina), 27(1), 103–119. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p103

Edição

Seção

Artigos