Oficina pedagógica de mapas mentais no Ensino Médio: percepção dos sentimentos e valores atribuídos ao lugar

Autores

  • Margarida de Cássia Campos Universidade Estadual de Londrina
  • Thaís Gaffo Vaccari Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p175

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Mapas mentais, Ensino Médio.

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar como os estudantes do ensino médio de escolas do campo no município de Londrina percebem as espacialidades de seu lugar de vivência a partir da interpretação de oito mapas mentais, tendo como aporte teórico as concepções da Geografia Humanista. Como procedimento metodológico utilizou-se a leitura e os fichamentos de textos, organização e planejamento da oficina pedagógica e aplicação da mesma. Por fim, conclui-se que os educandos atribuem sentimentos e valores ao lugar de vivência na medida em que interagem com o mesmo e criam relações afetivas com seus pares.

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Biografia do Autor

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no curso de Licenciatura em Geografia e do curso de Especialização de Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Thaís Gaffo Vaccari, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), na área de ensino.

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Publicado

2018-04-07

Como Citar

Campos, M. de C., & Vaccari, T. G. (2018). Oficina pedagógica de mapas mentais no Ensino Médio: percepção dos sentimentos e valores atribuídos ao lugar. GEOGRAFIA (Londrina), 27(1), 175–186. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p175

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas