O ensino do conceito geográfico de paisagem por meio da literatura de cordel a partir de uma oficina pedagógica

Autores

  • Patrícia Honorio Moura da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p161

Palavras-chave:

Ensino, Paisagem, Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente relato de experiência, realizado a partir de uma oficina pedagógica, aborda a possibilidade de se utilizar interdisciplinarmente a literatura e a Geografia no que tange ao ensino do conceito de paisagem, buscando assim uma maior integração entre diferentes disciplinas e a aproximação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade dos alunos. Neste sentido, o principal objetivo dessa oficina pedagógica foi o de identificar as reais contribuições do uso da literatura no ensino do conceito geográfico de paisagem. Para tanto, num primeiro momento é feita a discussão acerca da interdisciplinaridade e as possibilidades frente à Geografia. Por fim trabalha-se o conceito de paisagem a partir dos cordéis. Além disso, tem-se o relato da oficina “paisagens nos cordéis” e a análise dos materiais produzidos pelos alunos na mesma. A partir da atividade aplicada e da análise dos cordéis produzidos, foi possível perceber que a literatura possibilita aos alunos uma maior aproximação dos conteúdos trabalhados com o seu cotidiano e que o mesmo permite uma análise da paisagem que vai além do visível, pois exige um olhar mais crítico sobre os diferentes cenários abordados nesta forma de literatura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Honorio Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Licencianda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. 

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

Honorio Moura da Silva, P., & Fonseca, R. L. (2018). O ensino do conceito geográfico de paisagem por meio da literatura de cordel a partir de uma oficina pedagógica. GEOGRAFIA (Londrina), 27(1), 161–173. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p161

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas