Desdobramentos do Programa Territórios da Cidadania no Nordeste Paraense: desenvolvimento ou controle social?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p199

Palavras-chave:

Políticas públicas, Territórios da Cidadania, Nordeste Paraense, Território, Desenvolvimento.

Resumo

No contexto da implementação das políticas públicas territoriais no Brasil, o Programa Territórios da Cidadania é apresentado como uma nova forma de gestão do território pautada na delimitação de áreas semelhantes contando com a participação da sociedade civil organizada. A proposta se anuncia como inovadora, no entanto, acompanha princípios do desenvolvimento anteriormente aplicado. Os documentos oficiais que sugerem mudanças nas ações estatais, mas são desacompanhadas das mecanismos que viabilizem seu funcionamento. Assim, através da análise funcionamento do Programa no território Nordeste Paraense, com foco em suas realizações materiais, a presente dissertação buscou desvendar a concepção de desenvolvimento norteadora das ações realizadas, contrapondo seu discurso à sua prática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arthur Boscariol da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém.

Licenciado (2012) e bacharel (2014) em Geografia pela UNESP, mestre em Geografia pela UEL (2017) e professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará desde 2016. Atuou como docente nas redes de ensino estadual, particular e federal. Atualmente é docentes nos níveis médio, técnico integrado, superior e pós-graduação lato sensu. Desde a graduação realiza pesquisa nas áreas de geografia agrária e políticas públicas, adentrando à discussão sobre desenvolvimento e território durante o mestrado. Possui orientandos e pesquisas nesta área.

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

Silva, A. B. da. (2018). Desdobramentos do Programa Territórios da Cidadania no Nordeste Paraense: desenvolvimento ou controle social?. GEOGRAFIA (Londrina), 27(1), 199–200. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p199

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses