Uma experiência do PRONAF “A” no Alto Oeste Potiguar: o assentamento Sítio Coito

Autores

  • Alessandra Holanda do Nascimento Rede de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR).
  • Josué Alencar Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros,

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p78

Palavras-chave:

Assentamentos Rurais, PRONAF “A”, Sítio Coito, Marcelino Vieira.

Resumo

Este trabalho estudou a política do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), especificamente do Grupo “A”, estabelecida no assentamento do sítio Coito, localizado no Município de Marcelino Vieira (RN), região do Alto Oeste Potiguar. Para isso, considerando o referido grupo do PRONAF, analisamos o perfil socioeconômico do assentamento do sítio Coito versus a política de aquisição desta linha de crédito, em especial sua influência no cotidiano do agricultor assentado. Para alcançar os desígnios do trabalho, nos apoiamos nas discussões de Azevedo e Pessoa (2011), Azevedo (2012), Fernandes (2004), Costa (2005). Realizamos entrevistas junto aos representantes da EMATER, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na sede do Banco do Nordeste, principal agente financeiro do crédito. Do mesmo modo, realizamos visitas às residências dos assentados do sítio Coito, entrevistas semiabertas. A partir deste estudo, tornou-se possível fazer alguns apontamentos referentes à implantação do PRONAF no espaço rural do município, especialmente no assentamento do sítio Coito, que segue o modelo adotado em todos assentamentos da região. Consideramos por meio das entrevistas que a atuação do PRONAF “A” na região, não tem operado de acordo com os princípios assinalados pelo Programa, pois existem ineficiências que dificultam as metas e objetivos do mesmo. Compreendemos que melhorias necessitam surgir no assentamento de forma que não estejam pautadas somente na produção, procurando investir com mais responsabilidade e coerência na questão social, atuando em problemas como o analfabetismo e a baixa qualificação profissional dos agricultores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Holanda do Nascimento, Rede de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR).

Graduada  em  Geografia  (UERN).  Professora  da  rede  da  educação do  Estado  do  Rio  Grande  do Norte, Universidade  do  Estado do Rio Grande do Norte, Campusde Pau  dos Ferros.

Josué Alencar Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros,

Doutor em Geografia (UECE), Professor do Departamento de Geografia  da  Universidade  do  Estado  do  Rio  Grande  do  Norte, Campusde  Pau  dos  Ferros.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

Nascimento, A. H. do, & Bezerra, J. A. (2017). Uma experiência do PRONAF “A” no Alto Oeste Potiguar: o assentamento Sítio Coito. GEOGRAFIA (Londrina), 26(2), 78–97. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p78

Edição

Seção

Artigos