Praticando a interdisciplinaridade no ensino de geografia por meio das tiras em quadrinhos e cartuns

Autores

  • Vitor Ferreira de Souza Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
  • Drielle Caroline Izaias Juvino Souza Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p128

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Ensino de Língua Portuguesa, Prática pedagógica. Interdisciplinaridade.

Resumo

Charges, cartuns e tiras em quadrinhos são alguns recursos didáticos que podem contribuir diretamente para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de geografia, pois focalizam temas inerentes da ciência geográfica para compreensão do contexto socioambiental das diferentes escalas (local, regional, nacional e global) do planeta. Nesta perspectiva, o presente artigo traz reflexões de uma prática pedagógica realizada em uma escola municipal de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, com dois 9º anos utilizando tiras em quadrinhos e cartuns com o intuito de potencializar a internalização de determinados conteúdos trabalhados em sala de aula. Durante a realização prática buscou-se dialogar com a disciplina de língua portuguesa, trazendo como foco dessa parceria a busca pela interdisciplinaridade, que trouxe desafios profícuos para a concretização da prática ao longo do caminho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitor Ferreira de Souza, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Geografo. Professor efetivo de geografia, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.

Drielle Caroline Izaias Juvino Souza, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Formada em Letras e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Mestre em Linguística Aplicada pela UFSCar, Professora efetiva de inglês, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

Souza, V. F. de, & Souza, D. C. I. J. (2017). Praticando a interdisciplinaridade no ensino de geografia por meio das tiras em quadrinhos e cartuns. GEOGRAFIA (Londrina), 26(2), 128–144. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p128

Edição

Seção

Artigos