Aplicação do conhecimento local em sala de aula pelo professor de geografia no município de Marialva-Paraná.

Ana Claudia Silva Almeida, Paulo Roberto Da Silva, Elpidio Serra

Resumo


Dentre os diversos desafios que o educador enfrenta um dos mais importantes e relevantes é despertar o interesse e a atenção do aluno. Para que isso seja alcançado a aula deve estar contextualizada com o espaço no qual a escola está inserida, pois quando o aluno percebe sua realidade fazendo parte do contexto da aula este se sente mais motivado para os estudos. Assim o professor que utiliza exemplos locais em sua aula tem maior chance de atrair a atenção do aluno para aula. O município de Marialva, Paraná, apresenta características peculiares, o que o faz diferenciado dos demais de sua região. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se os professores de Geografia deste município conhecem a realidade local e se as utilizam como exemplos em sala de aula. Para coleta de dados junto aos professores foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos evidenciam que o professor tem conhecimento da importância da utilização de exemplos locais em sala de aula, afirma que usa estes conhecimentos, no entanto, quando indagado sobre as características do município demonstram não ter conhecimentos destas características. Estes dados fortalecem a ideia de que as respostas dos professores eram somente um idealismo no trabalho do conteúdo e não representam a veracidade de suas aulas.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Contextualização Local; Estrutura Fundiária; Marialva.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2010v19n1p49

Direitos autorais 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com