Sustentabilidade na produção da agricultura familiar: o projeto Rede Viva Charqueadas

Autores

  • Daiane Lindner Nascimento Bittencourt Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Patricia Mendes Calixto Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p143

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Agroecologia, Economia Solidária, Agricultura familiar.

Resumo

Neste artigo analisamos os resultados da implantação das diretrizes do projeto Rede Viva Charqueadas, concebido através de um convênio firmado entre o município de Charqueadas/RS com a Petrobras Fome Zero: Desenvolvimento com Cidadania. O objetivo deste foi apoiar pequenos produtores rurais do Município de Charqueadas, identificando a matriz produtiva e fortalecendo o desenvolvimento econômico rural com base em técnicas sustentáveis e agroecológicas de produção. O Rede Viva foi criado para incentivar novas tecnologias com potencial de inclusão, focado na organização de um programa de Economia Solidária. Neste artigo apresentamos o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) no qual a realidade de cada família foi analisada e, a partir desses dados, avaliamos a execução das ações sustentáveis dentro da agricultura familiar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daiane Lindner Nascimento Bittencourt, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Bióloga. Especialista em educação

Patricia Mendes Calixto, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Geógrafa, Doutora em Educação Ambiental (FURG). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

Bittencourt, D. L. N., & Calixto, P. M. (2018). Sustentabilidade na produção da agricultura familiar: o projeto Rede Viva Charqueadas. GEOGRAFIA (Londrina), 27(1), 143–160. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p143

Edição

Seção

Artigos