Feira da Rua José Avelino: usos do espaço público e questões sobre o patrimônio histórico - Fortaleza - CE

Autores

  • Evelize Teixeira de Oliveira Sousa Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p125

Palavras-chave:

Feira, Usos da Rua, Patrimônio

Resumo

O uso do espaço público revela práticas, costumes e atividades econômicas da sociedade em um dado lugar.  O presente artigo tem por objetivo analisar os usos do espaço público da Rua José Avelino, onde, atualmente, ocorre uma feira de confecção e sua relação com o patrimônio histórico de Fortaleza. A realização da atividade dinamiza a via, o seu entorno e atrai sacoleiras do interior do Ceará e de outros estados do Nordeste. Em 2012 a prefeitura municipal publicou um decreto que instituiu o tombamento da pavimentação da rua onde acontece parte da feira. Esta ação deveria garantir a proteção e conservação do bem tombado, porém no local não existem placas informativas nem tão pouco são feitos trabalhos de conscientização sobre a importância desta iniciativa legal. Hoje, a via concentra algumas lojas, galerias e pequenos centros comerciais que se articulam diretamente com a feira. A análise da rua, por meio dos seus usos, permitiu identificar as diferentes utilizações dos transeuntes e da população que frequentou e ainda frequenta aquele espaço público. Foram realizados registros fotográficos em campo, pesquisas em jornais e bibliotecas, elaboração de mapas, revisão bibliográfica sobre o tema e entrevistas com feirantes e trabalhadores da feira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evelize Teixeira de Oliveira Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bacharel em Geografia pela UECE em 2011. Possui experiência na elaboração de estudos técnicos ambientais, produtos cartográficos e pesquisas acadêmicas com ênfase em Geografia Humana.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Sousa, E. T. de O. (2016). Feira da Rua José Avelino: usos do espaço público e questões sobre o patrimônio histórico - Fortaleza - CE. GEOGRAFIA (Londrina), 25(1), 125–142. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p125

Edição

Seção

Artigos