A Prática do Aluguel de Roupas em Juiz de Fora (MG)

Autores

  • Ciro Vale Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Tania Maciel Professora Associada IV (concurso público) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.
  • Claudio Cavas Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p107

Palavras-chave:

Reutilização, Roupas Usadas, Restrições.

Resumo

A reutilização de roupas é uma prática antiga.  Interessa-nos investigar como tal prática se integra a um cenário de efemeridade associado ao consumo da moda. Trata-se de um estudo exploratório com entrevistas semiestruturadas, realizadas em Juiz de Fora (MG), com proprietários de lojas de aluguel de roupas de festa e de fantasias bem como com consumidores desses artigos. A análise do material empírico foi trabalhada através de eixos temáticos, que permitiram o aprofundamento de aspectos fundamentais para a compreensão do fenômeno estudado. As entrevistas revelaram que a motivação para o aluguel de roupas envolve a questão do preço, da exclusividade, da moda e da deterioração dos artigos novos com o tempo e que, apesar de ainda haver restrições ao aluguel, relacionadas à questão da falta de higiene e da energia negativa, trata-se de um tipo de comércio em expansão.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ciro Vale, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998) e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Juiz de Fora.

Tania Maciel, Professora Associada IV (concurso público) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.

Possui Pós-doutorado pelo L Institut d Etudes Politiques de Paris Sciences Po, tendo trabalhado na Chaire Développement Durable e no Laboratoire Européen de Psychologie Sociale LEPS na Maison des Sciences de L´Homme (2007-2008). Doutorado em Sciences de Leducation - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1988), Mestrado em Sciences de Leducation - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1974-1975), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (1981), Graduação em Educação pela Universidade Santa Úrsula (1972) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1972). Atualmente é Professor Associado IV (concurso público) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Pesquisadora e consultora da United Organization Education Scientific And Cultural Organization (UNESCO) e Coordenadora da Comissão Técnica Executiva da Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável da UFRJ. Possui experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunidades, Meio ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Governança.

Claudio Cavas, Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Formado em Psicologia pela UFRJ. Cursou Mestrado na Universidade de Paris X na área de Psicologia Social e do Trabalho. Doutor em psicossociologia de comunidades e ecologia social pelo EICOS/UFRJ. Tem 2 livros publicados sobre Análise de Dados de Pesquisa e Elaboração de Instrumentos de Coleta de Dados. Prestou consultoria para várias empresas na área de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ. Publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Vale, C., Maciel, T., & Cavas, C. (2016). A Prática do Aluguel de Roupas em Juiz de Fora (MG). GEOGRAFIA (Londrina), 25(1), 107–124. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p107

Edição

Seção

Artigos