Atividade microbiana no solo em diferentes ambientes da região semiárida de Alagoas

Autores

  • Kallianna Dantas Araujo Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Mayara Andrade Souza Bolsista Pesquisadora do CCA/UFPB
  • Geovânia Ricardo dos Santos Discente do PPGG/IGDEMA/UFAL
  • Albericio Pereira de Andrade Docente do PPGZ-PDIZ/CCA/UFPB
  • José Vicente Ferreira Neto Docente do PPGG/IGDEMA/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n2p5

Palavras-chave:

Caatinga, Microorganismos do solo, Bioindicadores, Respiração edáfica, CO2.

Resumo

O objetivo foi avaliar a atividade microbiana em diferentes ambientes (Caatinga nativa, Área com presença de Murici, Área cultivada com Palma forrageira e Área desmatada) utilizando o método da respirometria no campo, na região Semiárida de Olho D’Água do Casado-AL. O trabalho foi realizado em junho de 2012 e em cada área foram selecionados nove pontos de coleta para determinação da atividade microbiana, totalizando 72 amostras, sendo 36 no período diurno (05:00 às17: 00 h) e 36 no noturno (17:00 às 05:00h). O CO2 liberado por uma área de solo foi absorvido pela solução de KOH 0,5 N e titulado com HCl 0,1 N. Foram utilizados os indicadores fenolftaleína e alaranjado de metila a 1%, sendo usado um frasco controle que permaneceu fechado e foi submetido ao processo de titulação. Também foram retiradas amostras de solo na profundidade de 0-10 cm nos diferentes ambientes para determinação do conteúdo de água do solo e realizadas medidas de temperatura do solo na mesma profundidade. A produção de CO2 noturna foi maior do que a diurna, nos quatro agrossistemas estudados; Os diferentes sistemas de manejos influenciam a atividade metabólica dos microrganismos presentes no solo, obedecendo à seguinte sequência: Cultivada > Desmatada > Murici > Caatinga; Dentre as áreas analisadas, a que apresentou menores emissões de CO2 foi à área de Caatinga nativa que funcionou como um receptor de CO2 em contraposição a área cultivada que funcionou como emissor de CO2.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kallianna Dantas Araujo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduação em Geografia (Bacharelado) (2003) e (Licenciatura) (2004) pela UFPB, Campus I, João Pessoa. Mestrado em Manejo de Solo e Água (2005) pela UFPB, Campus II, Areia. Doutorado em Recursos Naturais (2010), pela UFCG, Campus I, Campina Grande. Bolsista DTI - INSA/MCT (2010), Campina Grande. Professora Adjunta, Nível I, UFAL/IGDEMA (2011).

. Linhas de Pesquisa: Biogeografia em condições semiáridas, Análise de vegetação em ecossistemas naturais e agrícolas, Impacto ambiental, Geoprocessamento e Organização do Espaço e Biologia do solo.

Mayara Andrade Souza, Bolsista Pesquisadora do CCA/UFPB

Engenheira Agrônoma, Bolsista Pesquisadora do CCA/UFPB

Geovânia Ricardo dos Santos, Discente do PPGG/IGDEMA/UFAL

Discente do PPGG/IGDEMA/UFAL

Albericio Pereira de Andrade, Docente do PPGZ-PDIZ/CCA/UFPB

Engenheiro Agrônomo, Docente do PPGZ-PDIZ/CCA/UFPB

José Vicente Ferreira Neto, Docente do PPGG/IGDEMA/UFAL

Engenheiro Civil. Docente do PPGG/IGDEMA/UFAL

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Araujo, K. D., Souza, M. A., Santos, G. R. dos, Andrade, A. P. de, & Ferreira Neto, J. V. (2016). Atividade microbiana no solo em diferentes ambientes da região semiárida de Alagoas. GEOGRAFIA (Londrina), 25(2), 5–18. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n2p5

Edição

Seção

Artigos