Mapeamento da Qualidade dos Espaços Livres Públicos no bairro Alfredo Freire – Uberaba MG.

Autores

  • Aristoteles Teobaldo Neto IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - MT
  • Valter Machado da Fonseca Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Universidade de Uberaba - Uniube

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p71

Palavras-chave:

Cartografia, Espaços Livres Públicos, Percepção Ambiental

Resumo

A organização espacial das cidades é dividida em três categorias: espaços construídos, sistemas de integração viária e espaços livres. O conhecimento da proporção da distribuição destes espaços em uma cidade fornecerão importantes elementos para a avaliação da qualidade de vida e da qualidade do meio ambiente urbano. A qualidade dos espaços livres públicos podem dizer muito sobre a qualidade ambiental urbana. Dada a importância destes espaços, este artigo teve como principal objetivo mapear e analisar os espaços livres públicos no bairro Alfredo Freire, a partir de métodos objetivos e subjetivos. A qualidade dos espaços livres foi avaliada por meio de trabalhos in loco, bem como por meio da Percepção Ambiental do morador. O diálogo entre as duas formas de se fazer pesquisa revelou resultados convergentes que se complementam e garantem maior aproximação da realidade. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aristoteles Teobaldo Neto, IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - MT

Geógrafo e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Analista em Geoprocessamento e Coordenador da de Bases Territoriais para Contagem e Censo Agropecuário. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Unidade Estadual de Mato Grosso.

Valter Machado da Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Universidade de Uberaba - Uniube

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED/FACED/UFU. Professor efetivo e orientador do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Neto, A. T., & da Fonseca, V. M. (2015). Mapeamento da Qualidade dos Espaços Livres Públicos no bairro Alfredo Freire – Uberaba MG. GEOGRAFIA (Londrina), 24(1), 71–90. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p71

Edição

Seção

Artigos