A Influência da Zona Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nos Eventos de Inundação no Baixo Jucu em Vila Velha (ES)

Autores

  • Miquelina Aparecida Deina Instituto Federal do Espírito Santo
  • André Luiz Nascentes Coelho Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n2p05

Palavras-chave:

Condições climáticas. Dados hidrológicos. Impactos socioambientais urbanos.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade principal analisar a relação entre a ZCAS e os eventos de inundação no baixo Jucu em Vila Velha. Para tanto foram analisados os dados de precipitação e de vazão do rio Jucu num período aproximado de quarenta anos, com destaque para os dados das vazões máximas. Quanto aos dados da ZCAS estes foram analisados a partir de 1996, período no qual inicia-se o seu monitoramento constante pelo Climanálise. Os resultados levantados forneceram informações importantes ao comprovar que as maiores vazões máximas do período analisado ocorreram sob a atuação da ZCAS, cujos resultados foram dramáticos na maioria desses eventos. Tais fatos deixam claro que a solução dos históricos problemas de inundação em Vila Velha é bastante complexa e perpassa fatores de ordens locais se estendendo para fatores de escalas mais abrangentes, com é o caso da ZCAS.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miquelina Aparecida Deina, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Geografia Física pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Ibatiba.

André Luiz Nascentes Coelho, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Geografia. professor permanente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Downloads

Publicado

2016-08-12

Como Citar

Deina, M. A., & Coelho, A. L. N. (2016). A Influência da Zona Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nos Eventos de Inundação no Baixo Jucu em Vila Velha (ES). GEOGRAFIA (Londrina), 24(2), 05–23. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n2p05

Edição

Seção

Artigos