Aquisição e leitura da carta topográfica digital do IBGE

Autores

  • Danilo Heitor Caires Tinoco Bisneto Melo Universidade Federal da Bahia
  • Edmilson Martinho Volpi Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
  • Hailton Mello da Silva Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia
  • Leonardo Araújo Menezes Universidade Federal da Bahia
  • Pablício Vieira Moura Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n1p191

Palavras-chave:

Carta Topográfica, Amostragem, Quantização.

Resumo

Há décadas a principal forma de compartilhar e armazenar dados geográficos era realizada por meio de arquivos impressos e gravados em meio analógico (papel ou foto). Hoje, com a implementação dos sistemas digitais e a internet tornou isto mais prática e rápida, culminando na disseminação da informação. No Brasil, um dos órgãos responsáveis pelo mapeamento territorial é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que possui um sítio eletrônico no qual disponibiliza inúmeros documentos cartográficos, como por exemplo as Cartas Topográficas. Todavia, a maioria destes materiais foram confeccionados no meio analógico, sendo necessário efetuar a sua conversão para o meio digital. Este processo envolve a discretização da informação e foi realizado no modo monocromático, acarretando na separação de seu conteúdo em Fotolitos. O objetivo deste trabalho é demonstrar como adquirir este material no sítio eletrônico do IBGE e descrever o processo de conversão do meio analógico para o digital e a sua divisão em Fotolitos, bem como as normativas utilizadas na nomenclatura destes arquivos. Com isto, estes arquivos podem ser melhor aproveitados e utilizados, principalmente num banco de dados geográfico ou num Sistema de Informação Geográfica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danilo Heitor Caires Tinoco Bisneto Melo, Universidade Federal da Bahia

Geógrafo, doutorando em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina - Salvador - Bahia - Brasil, CEP: 40.170-020.

Edmilson Martinho Volpi, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Engenheiro Cartógrafo, mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos, especialista ambiental na área de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rua Tiradentes, 2248 Boa Vista - São José do Rio Preto/SP CEP: 15025-050.

Hailton Mello da Silva, Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia

Geólogo, doutorando em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina - Salvador - Bahia - Brasil, CEP: 40.170-020.

Leonardo Araújo Menezes, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina - Salvador - Bahia - Brasil, CEP: 40.170-020.

Pablício Vieira Moura, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina - Salvador - Bahia - Brasil, CEP: 40.170-020.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Melo, D. H. C. T. B., Volpi, E. M., Silva, H. M. da, Menezes, L. A., & Moura, P. V. (2015). Aquisição e leitura da carta topográfica digital do IBGE. GEOGRAFIA (Londrina), 23(1), 191–204. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n1p191

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas