De Onde Parte o Ensino Escolar da Geografia: Considerações Acerca da Relação Espaço Vivido e Ensino-Aprendizagem

Autores

  • Raquel Leite Braz Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p125

Palavras-chave:

Identidade Geográfica, Espaço Vivido, Metodologias Participativas

Resumo

No espaço escolar, várias representações se manifestam através de símbolos que podem ter significados diversos para locais diferentes, pois cada lugar tem uma lógica própria que cria particularidades singulares e do confronto destas, identidades se estabelecem. O objetivo deste estudo é apresentar o lugar, o espaço vivido; entendido aqui como o lugar ao qual o indivíduo se sente parte, pertencente; como conceito geográfico que permite explicar o contexto e estabelecer relações que reflitam positivamente no processo de ensino-aprendizagem. A utilização de práticas metodológicas participativas, supridoras da fragmentação e estimuladoras da alteridade, permite uma maior compreensão dos diferentes grupos e culturas. A partir das representações do lugar podemos proporcionar aos estudantes o estabelecimento de uma identidade com os conteúdos. No estudo proposto, observou-se que o professor pode e deve utilizar o “espaço vivido dos estudantes” para proporcionar o conhecimento da sua realidade e trabalhar o aprendizado da ciência geográfica

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Biografia do Autor

Raquel Leite Braz, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciatura em Geografia, Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade do Noroeste de Minas, Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UNiversidade Federal de Minas Gerais, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

Braz, R. L. (2015). De Onde Parte o Ensino Escolar da Geografia: Considerações Acerca da Relação Espaço Vivido e Ensino-Aprendizagem. GEOGRAFIA (Londrina), 24(1), 125–132. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p125

Edição

Seção

Notas