SABORES, SABERES, TRABALHO, LAZER: Relato sobre o “Tour Chocolover” na Fábrica de Chocolates Nestlé (Caçapava / SP)

Autores

  • Leandro Dias de Oliveira UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p103

Resumo

Uma visita técnica na Fábrica de Chocolates Nestlé, em Caçapava (SP), permite compreender o capitalismo contemporâneo em suas novas dimensões simbólicas e possibilidades interpretativas, entendendo esta indústria como um lugar de “experenciação”, com sabores, saberes, aromas, trabalho e lazer combinados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Dias de Oliveira, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2011), possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP, 2001) e Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2006). Professor Adjunto do Curso de Geografia da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Instituto de Agronomia - Departamento de Geociências), Campus Seropédica. No Magistério Superior, atuou na UERJ-FFP (São Gonçalo - RJ), na FERLAGOS - Faculdade da Região dos Lagos (Cabo Frio - RJ), e ainda, no Programa de Pós-Graduação em Geohistória e Meio Ambiente na FERP / UGB - Fundação Educacional Rosemar Pimentel / Centro Universitário Geraldo di Biase (Volta Redonda - RJ). No Ensino Fundamental e Médio, foi docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ, antigo CEFET Química, nos campi Nilópolis e Realengo), das redes públicas dos Municípios de Rio Bonito e Cabo Frio e da Secretaria Estadual de Educação (RJ), além de Professor de Pré-Vestibular e Cursos Preparatórios. Exerceu a função de Agente Credenciado no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 1998-2000), vinculado ao DETRE (Departamento de Estruturas Territoriais, atual CETE), durante a realização do Pré-Censo 2000. Dedica-se às reflexões com ênfase em Geografia Humana, realizando investigações nos seguintes campos temáticos: Geografia Econômica e da Indústria, Geopolítica e a relação Sociedade-Natureza (destacadamente na análise da concepção do desenvolvimento sustentável em seus matizes teóricos e empíricos), bem como em áreas que envolvam Geografia Regional do Brasil e Geografia Urbana. É líder do grupo de pesquisa REC-LAGEPPE (Geografia Política e Reestruturação Espacial Contemporânea), registrado junto ao CNPq, e coordenador-associado do LAGEPPE - Laboratório de Geografia Política e Práticas Educativas, vinculado ao Departamento de Geociências da UFRRJ.

Downloads

Publicado

2014-10-12

Como Citar

Oliveira, L. D. de. (2014). SABORES, SABERES, TRABALHO, LAZER: Relato sobre o “Tour Chocolover” na Fábrica de Chocolates Nestlé (Caçapava / SP). GEOGRAFIA (Londrina), 22(2), 103–115. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p103

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas