Alagamentos Frequentes na área urbana de Paranaguá-PR

Autores

  • Emerson Luis Tonetti Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Paranaguá
  • João Carlos Nucci Universidade Federal do Paraná
  • Francisco Xavier da Silva de Souza Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR
  • Simone Valaski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p43

Palavras-chave:

Qualidade Ambiental Urbana, Planejamento da Paisagem. Geografia Física Urbana, Ecologia Urbana.

Resumo

Os alagamentos aparecem na cena urbana como um dos principais problemas que afetam questões ambientais, sociais e econômicas. O objetivo da pesquisa foi o de identificar e mapear as áreas que passam por alagamentos frequentes no município de Paranaguá e analisar as suas causas e as possíveis medidas preventivas para esse problema. Foram identificados 16 pontos de alagamentos e que atingem 35 vias de acesso rodoviário. A impermeabilização do solo, a canalização e o assoreamento dos córregos urbanos em associação com a localização da desembocadura abaixo do limite da preamar, que gera refluxo da água da chuva escoada, foram identificadas como as principais causas dos alagamentos. Criar tanques de retenção de água temporários ou permanentes nos equipamentos públicos, aumento das áreas permeáveis e com cobertura vegetal, utilizar pavimentos que possibilitem a infiltração da água no solo, promover a retenção da água no lote por meio de cisternas, telhado verde, entre outras medidas, podem reduzir a área e a frequência dos alagamentos. Esse estudo foi realizado para compor o diagnóstico que determinou a qualidade ambiental do município, com o propósito de se mapear as áreas com restrições ao processo de adensamento por verticalização. Concluiu-se, portanto, que devido as características relacionadas com a dinâmica hídrica na área de estudo, esta não apresenta condições para um adensamento urbano como propõem o Plano Diretor do Município de Paranaguá.

 Palavras-chave: Qualidade Ambiental Urbana, Planejamento da Paisagem. Geografia Física Urbana, Ecologia Urbana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emerson Luis Tonetti, Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Paranaguá

Possui graduação e mestrado em Ciências Biológicas. Doutorado em Geografia na UFPR na área de Ecologia e Planejamento da Paisagem. Atualmente é professor do Instituto Federal do Paraná, na unidade de Paranaguá.

João Carlos Nucci, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Professor Associado I do Departamento de Geografia - UFPR e Editor Científico Geral da Revista Rae Ga - Espaço Geográfico em Análise (Departamento de Geografia - UFPR). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Planejamento da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de espaços livres e áreas verdes, ordenamento da paisagem, qualidade ambiental urbana e conservação da natureza.

Francisco Xavier da Silva de Souza, Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR

Geógrafo, graduado em Geografia – ISULPAR

Instituto Superior do Litoral do Paraná

Simone Valaski, Universidade Federal do Paraná

Bacharel e licenciada em geografia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Mestre em Geografia Física pela Universidade Federal do Paraná (2008) com tema relacionado à qualidade ambiental urbana. Doutoranda bolsista (CAPES) em Geografia Física na Universidade Federal do Paraná. Realiza pesquisas relacionadas com os temas: Planejamento da Paisagem, uso do solo urbano, qualidade ambiental urbana, vegetação em áreas urbanas, classificação de unidades de paisagem.

Downloads

Publicado

2014-10-12

Como Citar

Tonetti, E. L., Nucci, J. C., da Silva de Souza, F. X., & Valaski, S. (2014). Alagamentos Frequentes na área urbana de Paranaguá-PR. GEOGRAFIA (Londrina), 22(2), 43–56. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p43

Edição

Seção

Artigos