Inundações urbanas e vulnerabilidade socioespacial na cidade de Aquidauana

Autores

  • PAULO ROBERTO JOIA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vicentina Socorro da Anunciação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Aquidauana

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p05

Resumo

o crescimento desordenado e acelerado das cidades, associado à concentração populacional e suporte de planejamento frágil, tem provocado uma diversidade de transformações no ambiente urbano. O meio urbano está organizado para permitir sua reprodução, criando condições específicas de padrões de uso do solo urbano, evidenciando desastres naturais quando associado aos aspectos geoecológicos do sítio, ao processo de ocupação e transformação do espaço e à situação socioeconômica da população. A cidade de Aquidauana é banhada pelo rio de mesmo nome e deu início ao seu processo de desenvolvimento urbano às suas margens, sendo estas ocupadas até os dias atuais por parte da população. A expansão territorial urbana provocou significativas modificações na paisagem natural evidenciando muitos problemas socioambientais na atualidade, como enchentes e inundações. Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos socioambientais das inundações na cidade de Aquidauana. Para alcançar os objetivos dessa temática foram realizados trabalhos cartográficos, levantamento de dados e análise dos elementos climáticos na área de estudo, além de visitas a campo nos locais sujeitos a inundações durante o período chuvoso. Os resultados desta pesquisa apontam que o aumento das inundações está relacionado ao processo de urbanização aliado à ineficácia do planejamento urbano. A impermeabilização do solo, a ocupação desordenada das margens do rio, o aumento do nível do rio Aquidauana e o sistema de drenagem deficitário são fatores que contribuem para intensificar a ocorrência de inundações. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

PAULO ROBERTO JOIA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Associado do Campus de Aquidauana da UFMS. Área de atuação: geografia econômica, planejamento urbano e resíduos sólidos.

Vicentina Socorro da Anunciação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Aquidauana

Professora do curso de Geografia da UFMS / CPAQ; área de atuação climatologia, clima urbano

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

JOIA, P. R., & Anunciação, V. S. da. (2014). Inundações urbanas e vulnerabilidade socioespacial na cidade de Aquidauana. GEOGRAFIA (Londrina), 22(2), 05–23. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p05

Edição

Seção

Artigos