Possibilidades de articulação entre a geografia escolar e a educação ambiental a partir do uso de um atlas escolar

Autores

  • Patricia Mendes Calixto Instituto Federal Sul Riograndense
  • Arion de Castro Kurtz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n3p57

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Geografia Escolar, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo analisa a possibilidade de articulação entre a Geografia Escolar e a Educação Ambiental. Buscou-se avaliar as possibilidades de aproximação desta ciência clássica com a abordagem interdisciplinar de práticas sustentáveis, através da introdução de um atlas escolar digital, o qual foi desenvolvido a partir de recursos do geoprocessamento. A pesquisa revelou que fatores de ordem estrutural, metodológica e epistemológica podem interferir na busca pela mudança nas práticas escolares. A abordagem teórica apresenta reflexões sobre o ensino de geografia, a inserção transversal da educação ambiental e o uso de tecnologias na prática educativa.

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Biografia do Autor

Patricia Mendes Calixto, Instituto Federal Sul Riograndense

Professora de Geografia no IFSul - Campus Bagé; Doutoranda em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande.

Arion de Castro Kurtz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Física; Doutorado em Science Education University of London, Inglaterra.

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Publicado

2013-12-13

Como Citar

Calixto, P. M., & dos Santos, A. de C. K. (2013). Possibilidades de articulação entre a geografia escolar e a educação ambiental a partir do uso de um atlas escolar. GEOGRAFIA (Londrina), 21(3), 57–73. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n3p57

Edição

Seção

Artigos