ABORDAGEM TEÓRICA DAS INTERAÇÕES AMBIENTAIS ENTRE NUTRIÇÃO DE PLANTAS E MICRORGANISMOS

Autores

  • Carlos Alberto Hirata Universidade Estadual de Londrina - UEL, Departamento de Geociências
  • Galdino Andrade Filho Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p191

Palavras-chave:

Ecologia de solo, Ecossistema, Interação microbiana

Resumo

O presente trabalho constrói uma discussão teórica sobre as interações ambientais, através da influência de microrganismos na nutrição de plantas. Aspectos gerais do ecossistema, no ponto de vista da ecologia, são discutidos tentando manter a compreensão ecológica de muitos processos interativos, que são realizados entre plantas e a superfície do solo. O objetivo foi contribuir para construção do conhecimento de uma questão multidisciplinar, para conscientização da importância das potencialidades e fragilidades dessas interações, tentando manter os limites dessas relações, devido há alta complexidade e amplitude desses processos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Alberto Hirata, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Departamento de Geociências

Prof. do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina.

Galdino Andrade Filho, Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1987) e doutorado em Ecologia Microbiana - Universidad de Granada (1995). Tem Pós-doutorado pela University of Surrey - UK em avaliação de risco ambiental de organismos genéticamente modificados. E um segundo Pós-doutorado pelo USDA - Agricultural Research Service - EUA em Análise de bioindicoadores da saúde do solo. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de risco ambiental de OGMs, grupos funcionais de microrganismos como bio-indicadores da saúde do solo, fixação de nitrogênio, micorriza, rizosfera e comunidade microbiana. Também atua em projetos de inovação no desenvolvimento de antibióticos para o controle de bacteriosis em planta.

Downloads

Publicado

2013-02-02

Como Citar

Hirata, C. A., & Andrade Filho, G. (2013). ABORDAGEM TEÓRICA DAS INTERAÇÕES AMBIENTAIS ENTRE NUTRIÇÃO DE PLANTAS E MICRORGANISMOS. GEOGRAFIA (Londrina), 20(3), 191–216. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p191

Edição

Seção

Artigos